Google retira a opção “ver imagem”. Direitos autorais em jogo

opcao ver imagem do google

O Google retirou a opção “abrir uma imagem separadamente” nos resultados de busca para tentar diminuir sua utilização sem levar em consideração os direitos autorais.

Nas pesquisas por imagens do Google o usuário não terá mais a opção “ver imagem” para abrir a imagem em uma nova aba. As únicas opções serão abrir o link para o site onde ela se encontra ou compartilhar.

A opção de pesquisar imagens semelhantes também foi desativada assim como a busca por imagens com filtro de licença “marcada para reutilização”.

O objetivo do Google é realmente tentar evitar o uso de imagens protegidas por direitos autorais, segundo a empresa a decisão foi tomada “para alcançar um equilíbrio entre atender às necessidades dos usuários e preocupações editoriais”. (Olhar digital )

A luta para garantir os direitos autorais em relação aos conteúdos gerados tem ganhado novos capítulos.  Recentemente um juiz federal de Nova York declarou uma nova regra para utilização de publicações no modo “embed” no Twitter (Baixar uma imagem de outra pessoa e publicar em sua página).

A prática de divulgar conteúdo de terceiros no Twitter, incluindo fotos, sem direcionar as pessoas para o local original da foto, é polêmica, e deverá se infração contra os direitos autorais caso a decisão judicial permaneça. A decisão foi tomada após polêmica sobre uma foto do Tom Brady, jogador de futebol americano, ir parar em diversos canais de comunicação sem que o autor da fotografia recebesse os devidos acessos das pessoas que queriam ver a foto.

A questão de direitos autorais é um enorme desafio na web, uma vez que é muito fácil baixar e replicar todo tipo de conteúdo, textos, imagens, vídeos. Muitas vezes quem compartilha esses conteúdos não percebe que pode estar prejudicando o autor. Para diminuir esse problema será preciso conscientização e muita tecnologia para rastrear e bloquear a distribuição indiscriminada desses conteúdos. Mas caso esses bloqueios sejam exagerados a internet pode perder grande parte de seu poder de compartilhamento e distribuição de conteúdo.

Disponível em: <http://blogs.atribuna.com.br/blogredessociais/2018/02/google-retira-a-opcao-ver-imagem-devido-a-preocupacao-com-direitos-autorais/>. Acesso em: 23 fev. 2018.