Como usar imagens com direitos de uso na biblioteca

Uma forma muito comum de comunicação utilizada pelas bibliotecas é por meio de cartazes. Sejam para divulgar serviços, produtos ou eventos, sejam impressos ou eletrônicos, muitas vezes os cartazes são ilustrados com imagens. Mas uma preocupação que raramente ocorre quando são elaborados é em relação aos direitos autorais da imagem utilizada.

Para isso, existem muitos bancos de imagens gratuitos que podem ser utilizados e sobre os quais pretendo tratar em breve. Nest post, mostrarei como pesquisar imagens com algumas permissões de uso no Google Imagens, já que é uma das ferramentas mais utilizadas atualmente.

Selecionando o direito de uso no Google Imagens

É possível selecionar os direitos de uso tanto na pesquisa simples como na pesquisa avançada do Google Imagens.

Na pesquisa simples, clique em “Ferramentas de pesquisa” e verá uma nova aba com mais opções, dentre elas, “Direitos de uso”.

Direitos de uso no Google Imagens

Já na pesquisa avançada, clique no botão mostrado na figura abaixo e, em seguida, clique em “Pesquisa avançada”.

Pesquisa avançada do Google Imagens

Note que na tela da pesquisa avançada o texto utilizado é diferente da pesquisa simples.

Direitos de uso na pesquisa avançada do Google Imagens

Além disso poder causar confusão no uso de uma imagem, os textos dos tipos de direitos são diferentes para as pesquisas simples e avançada. Como a ajuda do Google Imagens não explicita esses textos separadamente, é preciso fazer uma leitura atenta do tópico abaixo para evitar erros:

Tipos de direito de uso

  • Sem restrições de uso ou compartilhamento: permite que você copie ou redistribua o conteúdo, desde que esse conteúdo permaneça inalterado.
  • Sem restrições de uso, compartilhamento ou modificação: permite que você copie, modifique ou redistribua o conteúdo conforme especificado pela licença.
  • Comercialmente: se você procura conteúdo para uso comercial, não se esqueça de selecionar uma opção que inclui a palavra “comercialmente”.

O que aparentemente é simples pode tornar-se um problema. Portanto, é sempre importante verificar a existência de uma licença de uso explícita e em último caso, e se possível, contatar o autor da imagem e solicitar a autorização de uso, pois é o caminho mais seguro. Além, é claro, de contar com mais essa ajuda do Google Imagens:

Observação: antes de reutilizar o conteúdo, verifique se sua licença é legítima e confira os termos exatos de reutilização. Por exemplo, a licença pode exigir que você dê crédito ao criador da imagem ao usar a imagem. O Google não pode dizer se a licença é legítima. Portanto, não sabemos se o conteúdo foi legalmente licenciado.